quarta-feira, 5 de março de 2008

Resumo do artigo sobre Educaçao física de Castellani Filho

O artigo aborda a questão do ensino de Educação Física nas escolas, com isso é importante ressaltar que a educação física possui varios objetivos que nem sempre são aceitos pelos demais profissionais que não valorizam o educador físico como parte importante do ensino pedagógico. Por isso, viemos desenvolvendo estudos que tratam da problemática da educação física escolar relacionada com questões da aptidão física enquanto eixo paragmático balizador das suas ações. Fernando de Azevedo diz que, no universo há mais de um século, que vem se localizando o conhecimento e reconhecimento pela educação física e seus profissionais vem buscando saber necessário às suas ações pedagógicas. Portanto, temos que ensinar, e vimos ensinando para que esse ensinar extrapole os limites mencionados, mais do que depressa, redimensionarmos o conhecimento a ser reconhecido pelos profissionais de educação física, para garantir que a Cultura Corporal do brasileiro seja apreendida como dimensão significativa da sua realidade social complexa.

Um comentário:

Epistemologia da Educação Física disse...

Prezada Fabricia,
Antes de qualquer observação mais profunda, sugiro que disponha o título de seu resumo na forma de referência bibliográfica. Ou seja:

CASTELLANI FILHO, Lino. Considerações acerca do conhecimento (re)conhecido pela educação física escolar. In: Política educacional e educação física. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Com relação aos critérios, você inicia tentando expor o tema central, contudo este não é: “a questão do ensino de Educação Física nas escolas”. O tema central é: “qual os saberes necessários à atuação do professor e que por este é conhecido e reconhecido como tal”. Sendo que, na seqüência, você deveria ter apresentado a perspectiva do autor, que é: histórica, epistemológica e crítica. A seguir, você ressalta a questão do “objetivo” da educação física relacionado ao “pedagógico”, ao qual muitos não dão valor. Retorno a enfatizar, o autor coloca a questão do saber, logo, é do “saber pedagógico” que ele fala como algo a ser sabido e aplicado pelo professor. De modo que, são os “saberes biomédicos” que historicamente sustentam a prática do professor de educação física, mas que atualmente não dá conta da complexidade da área. Depois, você escreve: “Por isso, viemos desenvolvendo estudos...” Veja bem, quando você coloca “viemos”, você se posiciona como pesquisadora do tema junto a Castellani e outros. Mas, como você está resumindo o texto deste último, você deve se posicionar externamente e dizer: “O autor vem desenvolvendo estudos que tratam...” Você vem abordar o tema central no final do texto, quando você expõe a citação de Fernando de Azevedo. Há que se fazer uma correção, Castellani fala desse autor como se este enfatizasse, na verdade, os saberes biológicos ou fisiológicos como importantes a educação física, e não o pedagógico como você coloca. Novamente você se coloca no interior do texto dizendo que “temos que ensinar”, diga que o autor disse isso. Por fim, quando você fala da cultura corporal, é justamente a proposta de Castellani e não de Fernando Azevedo,de pensar a educação física dentro do campo das Ciências Humanas.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.