quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Resumo sobre Epistemologia da Ed. Física

Há anos a educação física faz parte de nossas vidas, é uma prática pedagógica que trata de manifestações, dentro disso tudo, busca encontrar-se com outras disciplinas para se obter novos conhecimentos, ou seja, educação física estuda o corpo como um todo, incorporando intensamente as práticas científicas. Mas os profissionais necessitam das ciências para se identificarem como especialistas, dada a importância que a ciência goza na sociedade e principalmente no meio acadêmico, mas a educação física coloca como meta tornar-se uma ciência e assim ganhar sua própria identidade. A educação física está interssada nas explicações, compreensões e interpretações sobre objetivações culturais do objetivo de fundamentar sua prática, isso porque, frequentemente nos confrontamos com a necessidade de tomar decisões sobre como agir em situações como conteúdos de planos de ensino. Eu, como professor de educação física não posso prever o comportamneto da queda de uma bola, isto implica a lei da gravidade. Mas, o importante é ter a capacidade de entender o tipo de conhecimanto do movimentar-se humano que uma e outra possibilita, as possibilidades e limitações de cada uma das abordagens, existentes na educação física.

3 comentários:

Myrna disse...

O resumo esta claro...sobre os interesses e informações da Educação Física.

Epistemologia da Educação Física disse...

Prezada Fabrícia,
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro), seu texto não constituiu um resumo propriamente, mas é possível a partir dele desenvolver um resumo. Se você se atentar aos meus comentários, perceberá como um resumo deve ser escrito. Algo que, sabemos, não é tarefa fácil, e que somente com treino e referência a exemplos, a aprendizagem poderá se dar, até que você se torne autônoma na tarefa. Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita. Primeiramente, corrija o título do resumo para a seguinte forma:

Resumo: BRACHT, Valter. Epistemologia da educação física. In: Educação física e ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 2o ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

Como se trata de um resumo, tal como descrevi acima, segundo os critérios a serem cumpridos, você deve iniciar o texto expondo em primeiro lugar o “tema central” do texto da seguinte maneira: “O texto aborda a questão da crise de identidade da educação física devido à sua indefinição epistemológica. Para tanto, o autor parte de uma perspectiva histórica e crítica a fim de elucidar o problema...” Contudo, você inicia diretamente com uma idéia expressa pelo autor no texto, que está no meio de seu raciocínio inicial. Cabendo uma correção de interpretação, o autor não reduz “o desejo de ciência” da educação física, ao simples fato de os profissionais desejarem status. A questão está relacionada com o fato de a educação física necessitar de tantos campos científicos, que acabou por gerar uma necessidade de posicionamento epistemológica no interior do campo científico em geral, até mesmo para determinar seus instrumentos e perspectivas. Portanto, sugiro que retire essa parte do status, e continue com a idéia seguinte, que está muito boa: “A educação física está interessada...” Contudo, mais a frente, corrija a parte que você fala: “Eu, como professor...” Primeiro, não se utiliza “eu” em resumo, deve-se fazer referência sempre à terceira pessoa do singular “ele”. Segundo, porque você copia a idéia do autor, o que no resumo não é permitido, e também copia de forma equivocada, pois está escrito assim: “eu posso prever o comportamento...” E você coloca “eu não posso prever”. Na verdade, o autor quer dizer que esse tipo de coisa física é a única coisa que o professor pode prever, e o que ele não pode prever é o que está além da física dos fenômenos, isto é, o humano e seu comportamento sempre inesperado. Quanto à questão da abordagem, reveja que o autor diz que além das perspectivas, há também o problema da abordagem. Por exemplo, você pode analisar um fenômeno pela via da psicologia. Contudo, perguntamos sobre qual psicologia utilizará: comportamental? Gestalt? Psicanálise? Experimental? Etc.

Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.

Fau disse...

Muito interessante o seu jeito de comentar a respéito do estudo da Epistemologia, ficou muito olegal a colocação das palavras e o lado que conseguiu ver como é encarada esse Estudo Espitemologico em que temos que estudar o corpo e, juntamente com ele, estudar as outras matérias que contribuem para um entendimento melhor do corpo na Educação física.