quarta-feira, 19 de março de 2008

Este artigo analisa o rompimento da tradição surgida na Europa entre os anos de 1910 e 1920, que iniciou práticas ainda pouco definidas, e surgere uma renovação completa de uma nova visão sbre exercícios físicos, assim como uma nova visão sobre o corpo.
Essa nova ginástica produziu um impácto novo e social além dos projetos escolares ou das ligações com as forças armadas e a indústria.
Os movimentos elementares são para a ginástica, aquilo que a arte de soletrar é para a leitura, assim é necessário saber o que é, e a importância dos movimentos corretos, para depois realizar-los.
Esse novo trabalho físico pertubou todos os outros ja existente, apesar de ser modesto, seus efeitos transformaram por um certo tempo o aprendizado nas escolas causando grande efeito sobre o que era exercício físico e o corpo, como parte importante do ser humano.




Fabricia da Silva Trindade

Um comentário:

Epistemologia da Educação Física disse...

Prezada Fabricia,
Coloque o título adequado ao formato de Referência Bibliográfica:

Resumo: VIGARELLO, Georges. A invenção da ginástica no século XIX: movimentos novos, corpos novos. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte. V. 25, n. 1, p. 9-20, setembro de 2003.

Lembro que um resumo deve conter: os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Embora o resumo esteja bom, você comete o mesmo equívoco de Fernando e Tarcisio. Ao iniciar corretamente já explicitando o tema central fazendo referência ao artigo\texto, cumprindo assim o primeiro critério, você se equivoca textualmente na primeira linha. Você diz: “O texto apresenta a ruptura marcante da tradição surgida na Europa entre os anos de 1810 e 1820...” Atente-se, pois o equivoco é um detalhe sutil: perceba que você está dizendo sobre uma “tradição surgida na Europa” que foi rompida. Veja bem, está certo que uma tradição foi rompida e que se tratava de uma tradição européia, mas essa tradição não ocorreu entre os anos de 1810 e 1820, esses são os anos em que se inicia o processo de ruptura, pois a tradição remonta épocas anteriores. Digamos que você pensou certo, assim como nosso colega Fernando, mas escreveu de maneira equivocada. Assim ficaria melhor você escrever: “O texto apresenta a ruptura marcante, no decorrer do século XIX, da tradição surgida na própria Europa...” A partir daí seu resumo está escrito claramente. Mas, sugiro abordar o surgimento do “dinamômetro” e a “pedagogia”. Você destaca bem a mudança da cultura. Por fim, sugiro que tente cada vez mais, se libertar das palavras e frases do texto, no sentido de adquirir uma maior autonomia da escrita, que epistemologicamente, significa uma maior autonomia no pensar, as bases você já tem.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro